Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando da Corporação nesta quarta-feira (13)

Coronel Wellington Bittencourt receberá cargo do atual comandante, coronel Marcos Sampaio, que aguarda transferência para a Reserva Remunerada

A Polícia Militar de Alagoas informa que realizará nesta quarta-feira (13), a partir das 11 horas, a passagem do Comando-Geral da Corporação, durante solenidade na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro do Trapiche. O evento deve contar com a participação do governador Renan Filho e do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), Alfredo Gaspar de Mendonça.

O coronel Wellington Bittencourt Maranhão de Araújo, até então comandante da 3ª Área de Policiamento do Interior (CPAI-III), foi nomeado para o maior cargo da organização militar alagoana, substituindo assim o atual comandante-geral coronel Marcos Sampaio Lima, que aguarda o processo de transferência para a Reserva Remunerada.

A passagem de comando é uma solenidade rotineira na Corporação e visa dar publicidade à ascensão de novos comandos dentro da PM. Formado em Filosofia/Ufal, Psicologia/Cemac e Logística/Unopar, Wellington Bittencourt tem 54 anos e cerca de 33 deles dedicados à carreira militar, ingressando na PM no Curso de Formação de Sargentos Combatentes concluído em 1988. O oficial superior é o segundo comandante-geral da Instituição cuja formação no Curso de Oficiais (CFO) foi realizada no Estado de Alagoas, na APMSAM, entre os anos de 1991 a 1993, quando foi declarado aspirante a oficial. Mesma turma do seu antecessor. Coronel Bittencourt concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) em 2003 e o Curso Superior de Polícia (CSP) em 2010, ambos realizados também na unidade de ensino da PM-AL.

Além da função de comandante do CPAI-III, que é responsável pelo policiamento no Litoral Norte e na Zona da Mata Norte, o coronel Bittencourt já passou pelos cargos de comandante do Policiamento do Interior (CPI) e do CPAI-II, da Companhia de Comando e Serviços (CCSv), da 4ª Companhia Independente (CPM/I), do 10º Batalhão da PM, do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), do 3º BPM, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), foi também Diretor de Pessoal (DP), chefe de Gabinete do Comando-Geral e chefe da 2ª Seção do Estado-Maior Geral (EMG), além de gerente da Central Única de Informações, da Superintendência de Inteligência, da então Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), entre outros.

12 01 2021novocmd1
Então tenente-coronel Bittencourt passa comando do 3º BPM para o agora coronel R/R J. Cláudio, em 2016

O oficial possui cursos em diversas áreas, entre eles, o Curso de Especialização em Inteligência/PMPR, em 1996; Curso de Processo Administrativo para Correição – Turma “B” – IESA/SENASP; do Curso de Sistema de Comando de Incidentes – “Incidents Command System Course”, ministrado em Brasília pela Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (EUA), em 2012; Curso de extensão universitária na modalidade de difusão: integração de competências no desempenho da atividade judiciária com usuários e dependentes de drogas – USP, em 2013; Curso de Introdução à Atividade de Inteligência – EaD/SENASP, em 2014; Curso de Segurança Orgânica e Análise de Inteligência Nível Produção do Conhecimento, em 2014; Curso de Capacitação em Gestão da Qualidade e Certificação, em 2019. Entre medalhas recebidas estão a Zumbi dos Palmares, maior honraria da PM-AL; de Tempo de Serviço Policial Militar; e a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, no grau Grande Oficial, a mais alta distinção da PM do Distrito Federal. 

12 01 2021novocmd2Então tenente-coronel Bittencourt discursa na Passagem de Comando do CFAP para a tenente-coronel Rita de Cássia, em 2017

Fonte Assessoria

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: