Câmara inicia votação do impeachment de Donald Trump pela 2ª vez

Pedido teve como base o discurso de incitação à violência do republicano, que levou à invasão do Capitólio americano

A uma semana do fim do mandato do presidente norte-americano, Donald Trump, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos começou a votar, nesta quarta-feira (13/1), o segundo processo de impeachment contra o republicano.

Iniciado pelo Partido Democrata, o pedido de impeachment contra Trump teve como base o discurso de incitação à violência, que motivou a invasão ao Capitólio americano no último dia 6 por uma multidão de apoiadores do republicano. A manifestação deixou cinco mortos, incluindo um policial do Congresso.

Segundo a petição protocolada pelos deputados, Trump “deliberadamente, fez declarações que encorajaram ações ilegais” e “continuará sendo uma ameaça à segurança nacional, à democracia e à Constituição se for autorizado a permanecer no cargo”.

“Incitados pelo presidente, membros da multidão à qual ele se dirigiu (…) violaram e vandalizaram o Capitólio, feriram e mataram equipes de segurança, ameaçaram membros do Congresso, o vice-presidente, e se engajaram em atos violentos, mortais, destrutivos e sediciosos”, diz o documento.

“Em tudo isso, o presidente Trump colocou gravemente em perigo a segurança dos EUA e de suas instituições governamentais. Ele ameaçava a integridade do sistema democrático, interferia na transição pacífica de poder e colocava em perigo um braço do governo. Com isso, ele traiu sua confiabilidade como presidente, para prejuízo manifesto do povo dos EUA”, completa o texto.

Fonte: Metropoles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: