AL recebe 135 mil vacinas e municípios devem retomar aplicação da 1ª dose

Em continuidade à campanha de vacinação, Alagoas recebeu 135.870 doses de imunizantes contra a Covid-19 nessa terça-feira (20). Do total de doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), 18.720 são da Pfizer, 16.600 da AstraZeneca/Covax Facility, 27.800 da CoronaVac e outras 72.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz. A expectativa é que, com essas novas doses já registradas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os municípios alagoanos avancem na faixa etária de imunização. 

É o caso de Maceió, que parou na aplicação da primeira dose em pessoas de 35 anos no Ônibus da Vacina. A tendência é que a capital retome a aplicação da primeira dose em novas faixas etárias assim que houver o repasse do quantitativo pela Sesau, que deve ocorrer hoje. 

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemorou a chegada das novas remessas e observou que o avanço na imunização tem reflexos diretos na queda da ocupação de leitos hospitalares. “Sem sombra de dúvidas, a vacina é eficaz e isso pode ser comprovado na redução da taxa de ocupação de leitos hospitalares exclusivos para a Covid-19. A taxa geral já corresponde a 31% e representa a menor dos últimos seis meses, evidenciando que a população deve se vacinar quando chegar a sua vez e, para aqueles que já tomaram a primeira dose, é importante lembrar que a proteção só estará completa com a segunda dose”, salientou.

Após a chegada, os imunizantes tiveram a temperatura aferida, foram contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas. Para fazer a retirada, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com. Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com.

Balanço – Até a segunda-feira (19), Alagoas havia recebido do Ministério da Saúde, 2.103.910 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já distribuiu 1.765.784 doses de vacinas para os 102 municípios.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram vacinadas 1.638.468 pessoas. Deste total, 1.175.998 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 462.470 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).

*Com informações da Agência Alagoas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: