Chile coloca Santiago e outras regiões em lockdown após aumento nos casos de Covid-19

Vacinação continua em ritmo rápido no país, mas o patamar ainda é insuficiente para acabar com a transmissão do coronavírus.

O governo do Chile anunciou nesta quinta-feira (10) que colocará a região metropolitana da capital Santiago e outras partes do país novamente em lockdown, devido à piora no número de novos casos diários de coronavírus.

A medida começa a valer no sábado (12), e as restrições são severas: bares e restaurantes não poderão atender clientes e escolas não terão aulas presenciais (veja quais são as restrições mais adiante nesta reportagem).

Dados da Universidade Johns Hopkins, instituição americana que monitora a pandemia pelo mundo, mostram que o Chile registra uma média móvel de cerca de 7 mil novos casos por dia e 100 mortes por Covid-19 diariamente.

Crianças observam enquanto mulher é vacinada contra a Covid-19 em Santiago do Chile, em foto de 17 de março de 2021 — Foto: Ivan Alvarado/Reuters/Arquivo

Crianças observam enquanto mulher é vacinada contra a Covid-19 em Santiago do Chile, em foto de 17 de março de 2021 — Foto: Ivan Alvarado/Reuters/Arquivo

Esses números contrastam com a vacinação em ritmo relativamente rápido no Chile. Estima-se que 45% da população esteja completamente imunizada contra o coronavírus, considerando as duas doses. No entanto, o percentual ainda é insuficiente para que haja a imunidade coletiva capaz de barrar a transmissão da doença.

O dado menos negativo é que a média móvel de mortes — em torno de 100 a cada dia — não apresentou grandes mudanças nos últimos dias. Isso pode significar que as vacinas estejam prevenindo que os infectados já imunizados desenvolvam a forma grave da Covid-19.

Não é a primeira vez que o Chile coloca parte da população em lockdown mesmo com a vacinação avançando: em março, um novo pico da Covid-19 fez as autoridades decretarem confinamento.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: