Pessoas com albinismo terão prioridade nas marcações de consultas dermatológicas e oftalmológicas

Projeto de autoria do deputado Galba Novaes segue para sanção do governador

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL) aprovou, nesta quarta-feira (14), o projeto de lei – de autoria do deputado Galba Novaes (MDB), que concede prioridade na marcação de consultas dermatológicas e oftalmológicas para pessoas portadores de acromatose, doença caracterizada por deficiência de pigmentação nos tecidos – popularmente conhecida por albinismo. Seguindo os trâmites, a matéria será enviada ao Governo do Estado para sanção ou veto.

O deputado defende que a aprovação desta Lei, garantirá agilidade nas consultas em especialidades que a pessoa albina mais precisa, pois a condição, causa deficiência na produção da proteína melanina – responsável pela pigmentação da pele e cor dos olhos, devido à mutação genética.

“Em decorrência da exposição natural ao sol e à luminosidade, o que afeta diretamente em sua integridade física; os albinos são mais propensos a doenças dermatológicas severas e sintomas relacionados à visão, como o movimento rápido e involuntário dos olhos, estrabismo, miopia, hipermiopia, fotofobia, astigmatismo, visão turva e, muitas vezes, podendo levar até mesmo à cegueira”, pontuou.

Para ele, cabe ao Poder Público adotar medidas para dar celeridade no atendimento prioritário das especialidades clínicas que estão diretamente relacionadas à doença. “Por meio desta Lei, iremos possibilitar a prioridade na marcações de exames na rede de saúde pública e privada em todo o estado; garantindo assim, mais saúde e qualidade de vida para a população negra, que é a mais afetada pela condição genética”, concluiu Galba Novaes.

Da Redação com assessoria

Deixe uma resposta