‘Marcha da Família Cristã pela Liberdade’ ocorreu neste domingo (11).
Neste domingo (11), grupos cristãos realizaram “Marcha da Família Cristã pela Liberdade”, com manifestações em cidades do país contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou estados e municípios a impor restrições a celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas, em templos e igrejas durante a pandemia de Covid-19.
O julgamento aconteceu na última quinta-feira (8). Nove ministros votaram a favor da autonomia dos estados e municípios sobre a questão. E dois ministros divergiram, Nunes Marques e Dias Toffoli.
DF
Por volta das 10h, os manifestantes se encontram em frente ao Museu Nacional, vestidos de verde e amarelo, carregando bandeiras e faixas com mensagens contra o STF e a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Minutos depois, o grupo seguiu em caminhada até o Congresso Nacional, acompanhado por carros de som.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/K/X/v82gMoToK97INy4AbWlw/manifestacao-11-de-abril-de-2021-2.jpg)
Cristãos protestam contra decisão de STF de restringir cultos e missas presenciais, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução
RJ
O protesto interditava parcialmente a Avenida Atlântica, na Zona Sul do Rio, no início da tarde deste domingo (11). Por volta das 12h, a manifestação chegou a provocar o fechamento total da Avenida Atlântica, sentido Ipanema, na altura do posto 2. Por volta das 12h45, o grupo ocupava apenas uma faixa da pista, na altura da Rua Bolívar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/K/R/ZExg0uR7GqBdzt6sdPnw/protesto-cristaos-rio.jpeg)
Manifestantes na Av Atlântica no Rio — Foto: Reprodução/COR
RN
O ato começou às 9h e foi em frente ao shopping Midway Mall, que fica no cruzamento entre as duas principais avenidas de Natal. O lema é “Deus, Família e Liberdade”. Os manifestantes estavam com bandeiras do Brasil, algumas de Israel. Eles seguravam cartazes de respeito à liberdade e ao culto e também alguns cartazes contra os “comunistas”.
Interior de São Paulo
Em Campinas, o ato começou por volta das 10h. Em carros e também a pé, manifestantes foram em direção à Escola de Cadetes, em Campinas. Havia bandeiras do Brasil e faixas com pedido de intervenção militar. O grupo contestava “direitos tirados por prefeitos/governadores”.
Um grupo participou de carreata contra o fechamento do comércio e igrejas em São José do Rio Preto. A Carreata da Família Cristã pela Liberdade começou às 10h, com concentração no Centro Regional de Eventos. Em seguida, os manifestantes foram ao Tiro de Guerra e seguiram para a frente da prefeitura de Rio Preto. A Polícia Militar acompanhou o ato, que foi pacífico e terminou no início da tarde deste domingo.
Em Botucatu, um grupo participou da Marcha da Família Cristã pela Liberdade na Avenida Dom Lúcio. Segundo a Polícia Militar, a manifestação foi pacífica e durou cerca de 40 minutos.
AM
Um carro de som e outros veículos ficaram concentrados na avenida Autaz Mirim, em Manaus, na manhã deste domingo. Vestidos com bandeiras do Brasil, o grupo cantou o hino nacional e manifestou apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Fonte: G1