O prazo, que seria até junho, do programa Alunos Conectados, foi prorrogado até dezembro deste ano, pelo Ministério da Educação. Com isso, alunos contemplados da UFAL poderão usar os chips de internet por mais seis meses. Na Ufal, cerca de 1,5 mil estudantes foram selecionados nos quatro editais abertos pelo projeto e o calendário para entrega aos alunos aptos do edital 01/2021 segue até o dia 15 de abril.
A Pró-reitoria Estudantil (Proest) aguarda, ainda, a chegada de novos chips para distribuir aos selecionados do 4º edital (02/2021). De acordo com o ofício do MEC, a validade estendida é justificada, entre outros aspectos, considerando os vários calendários acadêmicos das Instituições Federais de Ensino (Ifes); o potencial aumento do quantitativo de alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica; e o crescimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como meios didáticos.
Ufal foi contemplada com 11.313 chips de pacotes de dados de internet, mas o número de inscritos por edital não tem sido tão representativo, por isso, de acordo com o pró-reitor Alexandre Lima, há possibilidade de abrir novo edital ainda no primeiro semestre.
O programa Alunos Conectados já deixa um legado de vários desafios, a exemplo da logística de distribuição dos chips; o novo modelo de negócio com as operadoras, possibilitando que as Ifes contratem o serviço direto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); e o desenvolvimento de um portal de Business Intelligence (BI) para o monitoramento dos pacotes de dados contratados.
A equipe da Proest avalia de forma positiva o novo prazo para os estudantes. “A prorrogação do projeto até o final do ano de 2021 é fundamental, uma vez que possibilita prover aos estudantes em perfil de vulnerabilidade socioeconômica, internet gratuita durante o ensino remoto”, comentou Alexandre, lembrando também que os chips dos editais 04 e 05/2020 estão disponíveis desde dezembro do ano passado para quem ainda não foi retirar.
*Com informações da Ascom UFAL