Em Alagoas, bares e restaurantes recebem autorização para reabrir em horário reduzido

A partir de terça-feira (6), bares e restaurantes poderão reabrir em dias de semana para receber clientes até as 16h. Embora o estado continue na fase vermelha até 13 de abril, algumas regras do plano de distanciamento controlado foram flexibilizadas. 

Aos fins de semana, os bares e restaurantes só poderão funcionar no sistema pegue & leve. E a partir de 21 horas, apenas por delivery. Além disso, as praças de alimentação dos shoppings também voltam a funcionar, com as mesmas restrições dos bares e restaurantes.

A liberação para que pessoas com 60 anos ou mais frequentem academias, desde que tenham recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19, também foi flexibilizada neste novo decreto.
A capacidade de atendimento, porém, continua restrita a 30%. É necessário esperar o prazo de 15 dias após a segunda dose para voltar a praticar exercícios nesses locais.

As demais regras do decreto anterior estão mantidas, entre elas a proibição de frequentar as praias durante os fins de semana, o horário de funcionamentos dos shoppings e comércio, a proibição da circulação de pessoas em todo o território estadual entre 21h e 5h.

“O plano de distanciamento social controlado está sendo capaz de reduzir ao mesmo tempo a ocupação de leitos hospitalares, ainda não em grande escala, entretanto há uma significativa redução de leitos clínicos e também, a nosso ver, da complexidade dos casos que estão em leitos de UTI no momento. E há também uma redução no número de caso novos, o que nos indica que em um futuro próximo adiante nós continuaremos a ter uma melhora da capacidade hospitalar instalada”, disse o governador.

Após um mês em alta, a média móvel de mortes por Covid-19 em Alagoas voltou a ficar em estabilidade, alcançando variação de 8% neste domingo (4). A melhora nos números acontece após o endurecimento das medidas restritivas no estado.

“Hoje é um dia de revisita ao decreto. Nós vamos voltar na próxima semana para tratar do próprio decreto como um todo, mas a boa notícia dessa semana é que nós voltamos à estabilidade. Estávamos em alta de mortes há 8 semanas consecutivas. E há estabilidade porque a queda significou uma queda inferior por enquanto, a 15%. Mas já há queda no número de mortes, o que é bastante simbólico, bastante significativo”, afirmou Renan Filho

Da redação com G1

Deixe uma resposta