Não é para moedas! Saiba para que o bolsinho frontal da calça jeans foi pensado

Intuitivamente é o que as pessoas fazem, principalmente aqui no Brasil: guardar moedas, isqueiros e pequenos objetos no bolsinho frontal da calça jeans. Mas, na verdade, a peça de roupa genuinamente norte-americana, tem esse espaço destinado para relógios. Isso mesmo.

A Levi’s, uma das marcas pioneiras na produção das peças com esse material no mundo, resgata a história para explicar o motivo pelo qual esse mini compartimento foi criado. “O primeiro jeans azul tinha quatro bolsos – apenas um atrás e, na frente, dois mais o pequeno bolso do relógio”, explica a marca.

No final do século 19, os cowboys protagonizavam as corridas de ouro na Califórnia, nos Estados Unidos. Esses homens, que passavam horas em cima de um cavalo, precisavam ter uma noção, além do posicionamento do sol, para determinar o horário em que estavam. Para isso, usavam relógios de bolso.

Antes do jeans, as calças não “seguravam” materiais mais pesados, rasgando o tecido ao longo das cavalgadas. Então, para suprir essa função, a calça jeans cumpria o papel de suportar o peso do ouro, com os bolsos traseiros, por exemplo, enquanto o bolsinho era reservado para o relógio.

Vale lembrar que os relógios de pulso se tornaram populares apenas no século XX — e um brasileiro foi o responsável por isso. No início do século XX o aeronauta brasileiro Santos Dumont, por necessitar deste modelo por razões práticas, pediu ao amigo joalheiro, Louis Cartier, que fizesse um relógio de pulso especial para o seu dia a dia.

Da Redação com Nossa/UOL

Deixe uma resposta