Autoridades destacam importância do bairro, hoje um dos mais populosos de Maceió
O que era um conjunto residencial em 1986, hoje é um bairro que abriga quase 110 mil pessoas. O Benedito Bentes completa 35 anos de fundação em meio à necessidade de um novo olhar para a localidade. No seu entorno surgiram outros conjuntos formando um complexo residencial espalhado em 24,6 km²: Aprígio Vilela, Parque dos Caetés & Morada do Planalto (considerados, porém fazem parte da Jacarecica) Benício Mendes, Cely Loureiro, Frei Damião, Jardim Paraíso, João Sampaio II, Luiz Pedro III, Moacir Andrade, Selma Bandeira, Paulo Bandeira, Mocambo, Jorge Quintella, Cidade Sorriso I e II .
Os loteamentos Alvorada, Bela Vista, Nascente do Sol, Carminha, 1º de Junho, Geraldo Bulhões, Parque das Américas, as posições geográficas da Guaxuma, da Rua Freitas Neto, da antiga Panificação Princesa como também os condomínios residenciais e as diversas grotas como da Alegria, Igaci e Caveira, que formam o “Complexo Habitacional do Benedito Bentes. Infraestrutura, saneamento, água, transporte e segurança são demandas sempre presentes nas reivindicações de seus moradores.

O entregador Eronildo da Silva, de 40 anos de idade, mora no bairro há 7 anos e relata que o bairro é um bom lugar para para se viver, e que cresce a cada dia. “As pessoas lá debaixo estão vindo para cá e em breve o Benedito vai estourar e chegar a outras áreas”, disse.
Já a professora Gabriele Cláudia, mora no Benedito Bentes há 27 anos e destaca que muita gente não gostaria de morar no bairro pela distância do Centro, mas, mesmo assim, cresce de forma exponencial. “Olhe como cresceu o nosso complexo. Hoje tem muita gente morando, tem comércio e até shopping”, relata Gabriele.
A feirante Girlane Santos mora no Benedito há 25 anos. Apesar de gostar da moradia, elenca problemas no bairro que precisam ser resolvidos pela administração pública. “Calçamento, saúde são alguns dos problemas que enfrentamos”, disse.
Presente
Nesta semana, a Prefeitura de Maceió anunciou uma série de melhorias no bairro, a começar com a iluminação pública. A superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública fez a troca de lâmpadas mais econômicas. As Avenidas Pratagy e Garça Torta, vias arteriais do bairro, estão recebendo instalações de lâmpadas em LED, contabilizando 92 novas luminárias.

Autoridades destacam aniversário
O deputado estadual, Galba Novaes (MDB), representante da Parte Alta de Maceió, fez questão de parabenizar os moradores do bairro, em publicação nas suas redes sociais. Galba desejou muita paz e saúde aos moradores do bairro e lamentou não poder conversar pessoalmente com a população por conta da quarentena. “Queria destacar a importância do bairro para a Parte Alta de Maceió. Uma coisa grandiosa! Quero dizer de minha satisfação e felicidade em sempre ter tido a participação dos moradores do Benedito Bentes, quando precisamos participar de todo pleito eleitoral. Viva o Benedito Bentes!” – comemorou o deputado.
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), fez até uma alusão do bairro à Beverly Hills, cidade americana no Estado da Califórnia conhecida pelas celebridades que lá moram. “Biu, Bervely Bius, Benedito Bentes, o gigante da capital completou 35 anos. Toda minha admiração e respeito ao povo honrado e corajoso que mora na região. Nos últimos dias, começamos a entregar os presentes, mutirão de iluminação, limpeza, recuperação de vias, um novo ponto de vacinação e o Vale Bentes II. Já disse e repito, sou o prefeito da cidade inteira, e o Biu é uma parte importante da nossa história. Parabéns para o bairro!” – disse o prefeito.
Já o presidente da Câmara de Maceió, vereador Galba Novaes Netto destacou a forma carinhosa como o bairro é chamado. “Deixo aqui registrado meu carinho por este bairro, assim como por seu povo que sempre me recebe tão bem. Seguimos avançando e lutando para levar ainda mais avanços para o Benedito Bentes. Parabéns, Biu!”, comemorou.
O vereador Siderlane Araújo também parabenizou o bairro em suas redes sociais. “HOJE o BIU completa 35 anos.🥳
Felicitações a todos os beneditenses, que amam nosso bairro.”
Da Redação com informações do IFALO entregador