Fotos mostram aglomeração e pessoas dormindo no chão em centro para imigrantes nos EUA

Imagens foram feitas dentro de um centro temporário na fronteira do Texas com o México e divulgadas pelo governo americano.

Autoridades dos Estados Unidos divulgaram nesta segunda-feira (22) imagens que mostram aglomerações nos centros que abrigam imigrantes detidos na fronteira com o México.

A fotografias foram feitas pelo deputado Henry Cuellar, do Partido Democrata, durante inspeção em um centro temporário de triagem em Donna, no Texas.

Em algumas das imagens é possível ver que as famílias dormem em colchões plásticos no chão de uma espécie de tenda, com cobertores térmicos.

Famílias dormem no chão em um centro de imigrantes em Donna, no Texas, em foto divulgada em 22 de março de 2021  — Foto: Deputado Henry Cuellar/Cortesia/Reuters

Famílias dormem no chão em um centro de imigrantes em Donna, no Texas, em foto divulgada em 22 de março de 2021 — Foto: Deputado Henry Cuellar/Cortesia/Reuters

As autoridades americanas planejam pôr fim a estes centros temporários, criticados fortemente por parlamentares democratas e especialistas em saúde pública.

Mesmo usando máscaras de proteção, as aglomerações não devem acontecer em meio a pandemia do coronavírus, uma vez que a transmissão da Covid-19 se dá pelo ar.

Segundo a agência de notícias Reuters, o governo avalia abrigar parte das famílias em hotéis, com a ajuda de organizações humanitárias.

Imigrantes dormem no chão e com cobertas plásticas em centro de fronteira em Donna, no Texas, em foto divulgada em 22 de março de 2021  — Foto: Deputado Henry Cuellar/Cortesia/Reuters

Imigrantes dormem no chão e com cobertas plásticas em centro de fronteira em Donna, no Texas, em foto divulgada em 22 de março de 2021 — Foto: Deputado Henry Cuellar/Cortesia/Reuters

O governo de Joe Biden vem sendo pressionado pelo aumento no número de imigrantes tentando cruzar a fronteira dos EUA, incluindo milhares de menores de idade que viajam desacompanhados.

Na semana passada, Biden pediu – durante uma entrevista – que os imigrantes não tentassem entrar no país: “Eu posso dizer claramente: não venham. Não deixem suas cidades ou comunidades”.

Em fevereiro, cerca de 100 mil pessoas foram detidas na fronteira sul (incluindo 9.457 menores de idade não acompanhados), uma alta de 28% em relação a janeiro.

Famílias se aglomeram e dormem no chão em um centro de imigrantes em Donna, no Texas, em foto divulgada em 22 de março de 2021 — Foto: Deputado Henry Cuellar/Cortesia/Reuters

Famílias se aglomeram e dormem no chão em um centro de imigrantes em Donna, no Texas, em foto divulgada em 22 de março de 2021 — Foto: Deputado Henry Cuellar/Cortesia/Reuters

A maioria deles vem de países da América Central, fugindo de uma crescente violência e da destruição dos desastres naturais em busca de uma abertura pelo governo do democrata.

Durante a gestão de Donald Trump, o republicano tentou estancar o fluxo migratório para o país com a construção de um muro na fronteira e pressões para a aprovação de novas leis sobre pedidos de asilo.

Fonte: G1

Deixe uma resposta