Fase Vermelha: Governo volta atrás e autoriza circulação de transportes intermunicipais

Com todo o estado na Fase Vermelha do distanciamento social, o governo do Estado confirmou, na noite dessa quarta-feira, 17, que o transporte intermunicipal de passageiros irá funcionar com 30% de capacidade máxima durante a fase vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado.

O governador Renan Filho determinou que o serviço fosse interrompido pelos próximos 14 dias, desde a divulgação do último decreto, no dia 16, porém a determinação agora é outra, após Renan Filho conversar com representantes de outros estados, decidiu que circulação do transporte será permitida, porém, com restrições.

A determinação foi publicada na Edição Suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem. O transporte só vai poder operar desta forma a partir da zero hora de sexta-feira, 19.

FASE VERMELHA

Veja como ficam os horários e dias de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

  • O Comércio em geral no Centro da capital e interior abre das  das 9h às 17h e fecha aos sábados, domingos e às segundas-feiras. 
  • Lojas de rua e galerias abrem das 10h às 18h e fecham aos sábados, domingos e segundas-feiras.
  • Shoppings centers abrem das 11h às 20h e fecham aos sábados, domingos e terças-feiras.
  • Bares e restaurantes e afins (inclui-se ai as lanchonetes) só podem funcionar nos sistemas delivery e pegue e leve.

Feiras-livres –  serão incluídas na lista de serviços essenciais, funcionando sob protocolo sanitário, evitando aglomerações e com espaçamento de bancas.

Praias e calçadões, lagoas e rios – Fecham nos finais de semana.  Durante a semana podem ser utilizados para atividade física individualmente ou pequenos grupos. 

Academias – permitido funcionamento, com 30% de ocupação e sob agendamento. Mas ficam proibidas para pessoas com mais de 60 anos e com qualquer comorbidade que pode ser agravada pela Covid. Todo cidadão que vai praticar atividade física em academia, mesmo com os controles estabelecidos e horário agendado, vai ter que declarar ao proprietário do estabelecimento que não tem comorbidades. 

Transporte intermunicipal (atualização) – segue funcionando com 30% da capacidade máxima. 

Igrejas e templos: seguem funcionando com 30% da capacidade máxima.

 Salões de beleza:  Seguem funcionando com capacidade  reduzida e sob agendamento, não haverá possibilidade de ir e aguardar em fila. Se houver fila e a fiscalização flagrar, o estabelecimento será fechado. Os donos destes estabelecimentos devem agendar os horários dos clientes. 

Escolas – reabrem como já estava previsto, com reavalização posterior.

*Com informações de agências

Deixe uma resposta