Pacientes e acompanhantes relataram situação de caos durante uma falta de energia na tarde desta quarta-feira (10) no Hospital Geral do Estado (HGE), principal hospital de urgência e emergência de Alagoas.
Além da interrupção do fornecimento de energia, que foi desligada por volta de 14h e só foi religada às 17h30, a aglomeração das pessoas dentro do hospital chamam atenção nos vídeos gravados por acompanhantes, que demonstram revolta com a situação.
O desligamento de parte da energia na unidade hospitalar foi realizado de forma programada pela Equatorial Energia.
Em nota, o hospital disse que o gerador da unidade atende apenas as “áreas mais críticas”, como UTI e centros cirúrgicos (leia a nota na íntegra abaixo).
Nota do HGE
Manutenção programada da Equatorial no HGE
A gerência do Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que, o desligamento de parte da energia na unidade hospitalar na tarde desta quarta-feira (10) foi realizada pela empresa Equatorial Energia e acontece de forma programada para a adequação da subestação do HGE e o incremento da matriz energética por energia solar fotovoltaica.
O HGE informa, ainda, que a manutenção será realizada até às 18h de hoje e que as áreas críticas – como UTIs, Centro Cirúrgico, entre outras -, não são afetadas por ausências pontuais de energia por serem abastecidas por geradores, garantido assim, a assistência precisa dos pacientes.
Da redação com informações do G1