Após operação, BPA devolve mais de 60 caranguejos-uçá à natureza

Dupla que comercializava animais ilegalmente foi apreendida pelos militares

Dois indivíduos foram apreendidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) durante operação de fiscalização realizada durante a manhã e tarde de sexta-feira (05). Eles estavam comercializando animais da espécie caranguejo-uçá. Porém, durante o período de defeso – época em que o animal se reproduz – ficam proibidos o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá. Os caranguejos apreendidos, 64 no total, foram devolvidos à natureza pelos militares. 


O fato ocorreu na AL-101 Sul, em Marechal Deodoro. A Guarnição Ambiental 01 estava realizando ações combate e conscientização referente ao período de defeso, quando recebeu informações do Serviço de Inteligência (P2) do BPA. A indicação era que nas imediações do Povoado Barra Nova havia dois indivíduos oferecendo caranguejo a moradores e a um restaurante da região.

A dupla foi abordada e informou ter capturado os animais no dia anterior na área do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba (CELMM). Como os dois eram menores, foram encaminhados às suas respectivas residências para informação e acompanhamento de adultos responsáveis. Na delegacia foi registrado o Boletim de Ocorrência com Infração Penal de Pesca proibida, conforme Artigo 34 da Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente. 

A ocorrência foi finalizada com a soltura dos caranguejos no manguezal localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, Unidade de Conservação localizada em Marechal Deodoro.

fonte: Assessoria

Deixe uma resposta