Prefeitura decide alterar protocolo de vacinação após polêmica


Nesta quinta-feira (28) um vídeo que mostra uma idosa sendo vacinada contra a Covid-19 no posto de vacinação instalado no Shopping Pátio, localizado no Benedito Bentes, viralizou nas redes sociais, após familiares perceberem que a enfermeira não havia injetado o imunizante não paciente.

Após a repercussão do vídeo, a Prefeitura de Maceió informou que irá mudar o protocolo de vacinação para evitar episódios futuros. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o profissional terá de mostrar a seringa ao cidadão antes da aplicação e, depois, a seringa vazia.

A prefeitura afirmou em nota que a situação foi adversa é única, e que a servidora foi afastada imediatamente após o caso ser notificado, além de ter sido determinada a abertura de um procedimento administrativo.

Os locais de vacinação devem contar com fiscalização reforçada, além da medida onde o servidor deve mostrar a seringa antes e depois da vacinação, para que possa ser comprovada visualmente a vacinação.


Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa. Informamos ainda que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a covid-19.

*Da redação com agências

Deixe uma resposta