Instituto ligado ao governo de São Paulo vai pedir autorização para uso emergencial e definitivo da vacina contra Covid-19
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, se reúne nesta quinta-feira (7/1) com a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pedir autorização para uso emergencial e uso definitivo da Coronavac, vacina contra a Covid-19 fabricada em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
O uso emergencial permite que a vacina seja aplicada em determinados grupos e somente como parte de um programa institucional de governo. Já o registro definitivo do imunizante o torna apto a ser administrado em toda população e a ser comercializado.
Para a autorização em caráter especial, disponível em casos de emergências, como em uma pandemia, bastam dados preliminares dos estudos finais para sua concessão.
Inicialmente, o governo de São Paulo, ao qual o Instituto Butantan é ligado, havia afirmado que pediria apenas o registro definitivo, por já ter dados suficientes para essa escolha. Em meados de dezembro, no entanto, o governo de João Doria mudou de ideia e afirmou que iria fazer os dois pedidos para ganhar agilidade.
fonte: Metrópoles