Plataforma Chess.com teve 2,5 milhões de novos registros apenas em novembro. Jogadores de xadrez avaliam como esporte é retratado na série e comemoram cifras impressionantes.
As medidas de confinamento pela Covid-19 e a minissérie americana da Netflix “O Gambito da Rainha” geraram um entusiasmo “espetacular” pelo xadrez on-line, afirma o grande mestre indiano Vishwanathan Anand.
Ao contrário de muitos esportes, que sofreram as consequências do confinamento neste ano, o xadrez experimentou um boom fenomenal, de acordo com a plataforma Chess.com, que teve 2,5 milhões de novos registros apenas em novembro.
A paixão por este esporte cerebral foi acentuada em outubro com o lançamento de “O Gambito da Rainha” na Netflix, que teve “um efeito espetacular”, diz a estrela internacional do tabuleiro, à agência France Presse. Ele elogia “a qualidade do tratamento” de sua modalidade na série.
A história é uma adaptação do romance homônimo de Walter Tevis, publicado em 1983 e inspirado na carreira do campeão americano Bobby Fischer.
A ação se passa nos anos 1950-1960 e narra a ascensão meteórica de uma órfã de Kentucky, Beth Harmon, propensa a vícios, no mundo do xadrez, então quase exclusivamente masculino.
Fonte: g1