Cão tem olhos arrancados no interior de Alagoas

Um cão teve os dois olhos arrancados e foi abandonado em um terreno baldio na cidade de Major Izidoro, no Sertão de Alagoas. O autor do crime ainda não foi identificado. O caso foi denunciado à Comissão do Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL), que irá solicitar apoio à polícia e ao Ministério Público na investigação do caso.

Para a advogada e presidente da Comissão, Rosana Jambo, é importante que a população e o poder público unam informações para identificar o suspeito e tomar as providências jurídicas.

“Foi crueldade, perversidade. E todas as providências cabíveis serão tomadas, seja com o Ministério Público ou com a Polícia Civil, que deve investigar quem foi esse agressor. Nós precisamos saber quem foi”, disse.

Segundo Rosana, o cão foi deixado no Loteamento Terra do Leite, localizado na periferia da cidade, e precisa de maiores cuidados. “Uma senhora o acolheu e está tentando cuidar, mas ela é muito humilde. Além das providências juridicas, nós precisamos de médicos veterinários que cuidem do animal, ele precisa de tratamento, está sentindo muita dor. Precisamos evitar uma piora na saúde dele”, afirmou.

Vale lembrar que em setembro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Agora, a pena de reclusão vai de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

Ajuda no tratamento

Os interessados em ajudar no tratamento do animal devem entrar em contato com a OAB-AL pelos telefones (82) 3023 7200 e (82) 99660-0303.

**Da Redação com agências

Deixe uma resposta