Protocolo para retorno de aulas presenciais em Alagoas é divulgado

Após a atualização das medidas de enfrentamento à Covid-19, foi divulgado nesta segunda-feira, 26, o protocolo de orientação às unidades de ensino e que regulamenta a retomada das aulas presenciais para adultos. A informação foi publicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado de Alagoas, e libera o retorno das atividades para maiores de 18 anos em todo o Estado.

O documento traz uma série de obrigatoriedades para estudantes e funcionários, como: utilização de máscaras de proteção, aferição diária da temperatura corporal e manter o distanciamento de 1,5 metro. Ainda de acordo com o protocolo a orientação é que as pessoas evitem o compartilhamento de objetos, como livros, cadernos, e canetas.

O Estado também determinou que as unidades de ensino exponham todas as orientações do protocolo em pontos estratégicos com o uso de cartazes. Elas também precisam manter os ambientes, de maneira preferencial, com ventilação natural, e organizar e controlar a entrada de pessoas na escola. Além disso, a gestão deve disponibilizar o atendimento com hora marcada ou por outros meios de comunicação entre pais e a escola.

As pessoas com sintomas gripais devem ser orientadas a retornar para casa e procurar atendimento médico, tendo que passar por período de quarentena.

A Seduc então determinou que o planejamento foi dividido em: preparação da equipe para o retorno, definição da nova rotina no ambiente escolar e monitoramento constante das ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.

O Estado também publicou o que deve ser seguido na entrada das unidades de ensinos. Veja abaixo:

  • Higienizar o solado dos sapatos ao entrar na escola;
  • Direcionar o estudante e funcionário para higienização das mãos na entrada da escola;
  • Higienizar constantemente as mãos com álcool em gel ou com água e sabão;
  • Organizar fila com distanciamento de 1,5m para entrada e saída dos estudantes;
  • Sinalizar o distanciamento na entrada da escola e nos locais de atendimento ao público com cartazes e adesivos no chão;
  • Uso de EPI – máscara de tecido, de acrílico e luvas para vigias e funcionários que vão acolher os estudantes, distribuir merenda e atender a comunidade escolar;
  • Uso obrigatório de máscaras, retirando apenas na hora da merenda, com, as mãos higienizadas, pelos elásticos, sem tocar na superfície ventral da mesma, para retirá-las;
  • Trocar a máscara por outra limpa, após a merenda, guardando a usada em saco plástico para higienização ao chegar em casa;
  • Disponibilizar pias com sabão e papel toalha e/ou álcool em gel na entrada da escola;
  • Higienizar os portões antes e depois da entrada dos alunos;
  • Estabelecer horários de entrada e saída dos estudantes de forma que possibilite o respeito ao distanciamento de 1,5m entre as pessoas.

**Da Redação com Agências

Deixe uma resposta