Duas regiões apresentaram queda na média móvel de mortes nesta quarta-feira (21) enquanto o Brasil manteve estabilidade na variação de 14 dias. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do país.
Centro-Oeste (-29%) e Sudeste (-17%) tiveram queda, enquanto as demais regiões tiveram estabilidade: Nordeste (-6%), Norte (5%) e Sul (1%).
Catorze estados tiveram queda na média móvel de mortes e dois tiveram alta: Amazonas (84%) e Rio Grande do Norte (611%).
A alta na região o RN é puxada pelos números de mortos da última sexta (16), quando foram registrados 111 óbitos. Ao longo da semana, a variação ficou entre 0 e 8 óbitos.
No Brasil, a média móvel foi de 526 óbitos/dia nos últimos sete dias, o que indica estabilidade (-14%) na variação em relação a duas semanas atrás.
Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana.
O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando a diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas. Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.