Aulas presenciais para adultos poderão ser retomadas e anúncio dever ser feito até esta 4ª

Governo do Estado deve atualizar decreto de distanciamento social controlado até esta quarta-feira, 21, e retomada das aulas presenciais para adultos em Alagoas será anunciada em breve. As informações foram confirmadas pelo governador Renan Filho (MDB) em vídeo divulgado na rede social.

“Aproveitei a minha ida para Brasília para conversar com as pessoas a respeito da Covid-19 no Brasil e das medidas de avanço do plano de distanciamento social controlado, porque vamos tomar a decisão até terça ou quarta-feira desta semana, sobre a retomada das aulas presenciais para adultos”, disse.

Para o governador a ideia é retomar, controladamente, o ensino presencial com os adultos, com cursos profissionalizantes, específicos, de formação de servidores públicos e aulas para o Detran-AL. 

“Os próximos passos dependerão do sucesso dessa retomada. Vamos verificar o que ocorrerá com a retomada das aulas para adultos, para aí sim, pensar em retomar aulas para jovens e crianças. Os adultos têm mais capacidade de cumprir os protocolos estabelecidos pelas unidades de ensino, pelo Governo, e assim vamos verificar o que vai ocorrer”, disse.

“As crianças têm mais dificuldade de compreender aquilo que precisa ser feito para cumprir as medidas necessárias. Além disso, elas dependem muito dos cuidados de pais e avós. E muitas reunidas, se houver algum problema de infecção de alguma delas, pode disseminar entre mais pessoas”, acrescentou Renan Filho.

O gestor também destacou que o reinício das aulas presenciais para adultos é um passo para a retomada do calendário de ensino. “É óbvio que no fim do ano não se vai resolver todo o período dessa pandemia. Em 2021, teremos que ter um ano para suprir as carências de 2020, e retomar a educação de maneira geral com as devidas medidas de segurança para profissionais, para alunos e para familiares”, admitiu.

Para os municípios do interior o governador irá permitir que todos os gestores municipais participem do recomeço das aulas e fica a critério deles a definição se as cidades têm ou não condições de retomar o ensino. “Nós vamos facultar a cada município, a cada prefeito, que colabore verificando a situação da cidade. Se alguma, na minha visão hoje não há, compreender que não é prudente no momento retomar as aulas para adultos, o prefeito pode sim aguardar um pouco mais”, disse.

**Da redação com informações de agências

Deixe uma resposta