Maceió receberá mais três UPAs e projeto prevê retirada da ala azul do Hospital Geral do Estado

Por Eva Pimentel

Na manhã desta quarta-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou a construção de mais três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital. O anúncio aconteceu durante ação da campanha Outubro Rosa, na UPA Galba Novaes de Castro, no Tabuleiro do Martins, parte alta da cidade. A implantação das unidades visa desafogar a grande demanda do Hospital Geral do Estado (HGE).

Segundo Ayres, as unidades serão construídas nos bairros Jaraguá, Eustáquio Gomes e Cidade Universitária. Com isso, Maceió passará a ter sete UPAs contando com as que já estão em funcionamento no Benedito Bentes, Trapiche, Tabuleiro e Jacintinho.

 “Atualmente 95% da população alagoana utiliza o serviço de saúde pública no Estado, então temos um desafio enorme para atender essa demanda. Hoje, o estado de Alagoas já conta com a regulação para entrada de pacientes graças a implantação das Unidade de Pronto Atendimento que são a porta de entrada para casos de urgência. Agora nós estamos queremos ampliar a rede para desafogar o Hospital Geral do Estado e inclusive extinguir a ala azul dele, entendendo que as UPAs conseguem atender essa demanda”, explicou o secretário.

A previsão é que até março a primeira unidade seja inaugurada. “Vamos iniciar o processo de licitação e até novembro já queremos iniciar as obras com previsão para entrega em 100, no modelo rápido de construção. O quanto antes tivermos o equipamento a disposição, melhor para a população”, ressaltou o gestor.

O deputado estadual, Galba Novaes, também esteve presente no evento e destacou a importância de ampliar a rede de atendimento da saúde pública na parte alta da cidade.

“Há 50 anos tínhamos um pronto socorro para atender toda região. Uma instalação precária na área de atendimento a saúde que não atendia a demanda da população tanto em sua estrutura física, quanto no quadro profissional. Não existia dinamização e a humanização no atendimento. E hoje é a satisfação é imensa! A UPA Tabuleiro é uma solicitação nossa realizada com recursos do Fundo de Erradicação e Combate a Pobreza, o FECOEPE. É mais uma prova de que o Governo do Estado tem ido ao encontro dos interesses maiores da população.”

O parlamentar reforça a importância dos avanços na área da saúde pública com a entrega do Hospital Metropolitano de Alagoas, no bairro Cidade Universitária.  “Além da UPA, nós temos aqui na parte alta um dos mais modernos hospitais do nordeste, o Metropolitano. Só nessa região são mais de 300mil habitantes, é maior que o município de Arapiraca, ou seja, havia uma necessidade de termos esse equipamento de saúde nessa localidade” – concluiu.  

Outubro Rosa  

Os servidores e pacientes da UPA Tabuleiro tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (14). Com direito a café da manhã, música ao vivo e distribuição de máscaras a Campanha Outubro Rosa levou conscientização sobre a prevenção e combate ao Câncer de Mama na capital.

O gestor da saúde estadual aproveitou para reforçar a importância da Campanha. “Vim a convite da diretoria que preparou um café da manhã para dialogar com a população, mostrar a importância de falarmos sobre a prevenção do Câncer de Mama e do Colo de útero. Nós precisamos cuidar da nossa população, das mulheres. Elas precisam compreender que a realização de simples exames de forma constante pode ajudar a evitar danos a sua saúde, como acontece com muitas mulheres que não se protegem, não se preservam e acabam sendo vítimas dessa doença”, esclareceu.

O secretário ainda anunciou que esta semana será lançado um programa para cirurgias de reconstrução mamária por meio do Sistema Único de Saúde.

Deixe uma resposta