Alagoas: Pesquisador alerta sobre testagem do novo coronavírus em meio a baixa de novos casos registrados no estado

O relatório da 41ª Semana Epidemiológica realixado pelo Observatório de Políticas Para o Enfrentamento da Covid, da Universidade Federal de Alagoas, aponta que após registro de aumentos de novos casos casos nas últimas semanas, o estado apresenta queda contabilizando 862 novos casos. Dessa forma, Alagoas dá os primeiros passos para controle da transmissão da Covid-19.

Apesar da boa notícia, o coordenador do Observatório, o pesquisador Gabriel Bádue explica que pode haver problemas na política de testagem da população baseado no relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que registrou, no último sábado (11) – boletim mais recente -, 2.832 casos suspeitos do novo coronavírus.

“O número de casos despencou semana passada e estamos tentando entender isso. Uma limitação continua sendo a testagem que vem diminuindo, enquanto o número de casos suspeitos aumentou”, pontuou.

De acordo com a análise, os dados referente a queda correspondem a uma incidência de 25,8 casos para cada 100 mil habitantes, a menor do país no período analisado. “O destaque neste último relatório é a diminuição expressiva do número de novos casos no estado, em particular em Maceió”, esclareceu. 

No último levantamento realizado pelo Observatório, o estado alagoano apresentou grande queda no número de novos casos (52%) e em contrapartida aumento de óbitos (5%).

“Apesar da expressiva queda no número de casos, a interrupção nas duas últimas semanas da longa sequência de queda no número de óbitos faz com que o estado não atinja todos os critérios indicados pelo Subcomitê de Epidemiologia do C4NE quanto as evidências de controle na transmissão, que sugere um período mínimo de quatorze dias para essa análise”, indicou o documento. 

Covid em Alagoas

De acordo com o último Boletim Epidemiológico Sesau, divulgado na tarde desta segunda (12), o estado tem um total de 88.880 casos confirmados do novo coronavírus. Outros 2.587 casos estão em investigação laboratorial e óbitos por Covid-19 chegam a 2.144.

**Da Redação com informações de Agências

Deixe uma resposta