Sobe para 8 mil o número de imóveis a serem desocupados na região do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto

A reunião realizada nesta sexa-feira (9) oficialzou a versão 3 do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, que acrescenta 1.706 imóveis localizados em Bebedouro no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação da Braskem. Os imóveis integram parte da área de monitoramento dos bairros atingidos pelas rachaduras.

A atualização havia sido recomendada no final de setembro. Outra atualização, feita em julho, já recomendava a realocação de 1.918 imóveis. Agora, o total de domicílios que devem ser desocupados é 3.624, localizados nos bairros Pinheiro, Bom Parto, Mutange e Bebedouro.

No encontro os ministérios Público Federal (MPF), do Estado (MP-AL) e defensorias da União e do Estado concluíram que a partir do dia 13 de outubro a Braskem deve começar a entrar em contato dos proprietários destes imóveis. A nova versão do mapa inclui mais duas zonas (F e G) no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação. A zona F com início no dia 13 de outubro, e a zona G, previsto para o dia 27 de outubro.

As recentes alterações no mapa foram feitas com base em relatórios apresentados pela Braskem e sofreu ajustes feitos pelas Defesas Civis Municipal e Nacional, com o apoio técnico da CPRM com base nos estudos e nas evidências apresentadas também durante o monitoramento contínuo da área afetada, entre eles a atualização do Mapeamento de Feição realizado em Bebedouro desde junho de 2020.

Os moradores incluídos na ampliação do Mapa de Setorização das Defesas Civis que tenha interesse em ingressar no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação deve solicitar através dos canais digitais de atendimento  (0800 006 3029), após a selagem do imóvel e conforme cronograma definido. As ligações são gratuitas, inclusive de celulares.

Com mais essa ampliação, o Termo de Acordo agora abrange mais de 8 mil imóveis, sendo que, até setembro de 2020, 1663 já haviam firmado acordos individuais com a empresa.

**Da Redação com Agências

Deixe uma resposta