Mulher recebe sementes da China em pacote com celular: “Não mexi”

Quem receber sementes desconhecidas em Alagoas, deve ligar para o número 3215-4701

Diversas pessoas estão recebendo uma semente misteriosa vinda da China, em todo o mundo, mas dessa vez, em sua mais recente compra pela internet, Eliane Noronha, residente no bairro João Sampaio, em Maceió, ganhou um ‘brinde’ junto ao celular encomendado – as famosas e misteriosas sementes.

Pacotes a exemplo deste têm chegado em diversos estados do Brasil e chamaram a atenção do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem orientado para que o conteúdo não seja manipulado e, de forma  alguma, seja cultivado. Nos últimos dias passou de oito para 23 o número de estados com relatos de recebimento de pacotes com sementes misteriosas provenientes da China. Segundo o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), 199 amostras já foram recolhidas para análises.

Parte dessas amostras, 147, foram enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiânia. Até esta segunda-feira, 5, os resultados das análises não haviam sido divulgados.

De acordo com relato de Eliane ao TNH1, além de surpresa e preocupada, ela não quis mexer no plástico. Com receio após ler matérias informando sobre os riscos de manusear as sementes desconhecidas, Eliane deixou-as do jeito que elas chegaram. “Eu vi muita gente falando que pode oferecer algum riso”.

Ainda em entrevista, a dona de casa falou sobre a imagem do QR-Code (código para captura pelo celular) na parte externa do pacote. “Não funcionou. Tentamos acessar para pegar alguma informação, mas não conseguimos. A gente fica sem saber o que fazer, mas um parente ficou de passar na minha casa, buscar o pacote e levar no órgão competente”.

Ministério da Agricultura em AL orienta como proceder

O chefe da Fiscalização Vegetal do Ministério da Agricultura em Alagoas, Jorge Pohl, reafirma a importância dos pacotes serem entregues ao Ministério, que está enviando os pacotes para análise em um laboratório de Goiás.

“A orientação é para que as pessoas não manipulem essas sementes e não joguem no lixo para evitar algum tipo de contaminação. Outra coisa, temos recebido somente os pacotes com a sementes, mas é importante que as pessoas nos tragam também a embalagem com as informações para ajudar nas investigações”, explicou.

“Também há casos de pessoas que contrariam as orientações e plantam essas sementes. Nestas situações, é importante que quem plantou entre em contato para que uma equipe do Ministério vá até o local para colher uma amostra da planta”, acrescentou Pohl.

Onde entregar as sementes

Quem receber pacotes com sementes estranhas em Alagoas deve entregar na portaria da sede do Ministério da Agricultura no estado, localizada na Avenida Fernandes Lima, número 72. 

O telefone do orgão aqui em Alagoas é o 32154701.

Deixe uma resposta