De acordo com o relatório epidemiológico divulgado pela Sesau ontem (28), Alagoas tem 86.393 casos confirmados do novo coronavírus
Novos dados coletados pelo Observatório Alagoano de Políticas Para o Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), informaram que Alagoas registrou queda no número de óbitos, mas teve uma expansão de novos casos da doença. De acordo com o relatório, a avaliação da 39ª Semana Epidemiológica mostra que além de Maceió e Arapiraca, as Regiões de Saúde 2ª,3ª,5ª,6ª,7ª e 8ª também tiveram o aumento de novos casos, mas que apesar disto, Alagoas segue apresentando indícios de controle da transmissão.
De acordo com o coordenador do Observatório, o pesquisador Gabriel Bádue, o principal resultado desse relatório é a verificação do aumento do número de novos casos, que ocorreu na última semana, ainda consequência do aumento que tivemos na transmissão em Alagoas na segunda metade do mês de setembro. “Temos indícios de controle da transmissão em todo o estado, mas o aumento de casos deve ser monitorado a fim de evitar novas ondas de contaminação”.
“O aumento observado na 39ª SE, distribuído por parte considerável do território alagoano, acende um alerta com relação aos critérios de controle de transmissão”, informa.
a expansão indica que Alagoas ainda não atingiu um ponto de imunização coletiva ou de ‘rebanho’, o que torna necessário a manutenção de todas as medidas de prevenção, segundo o pesquisador. “Precisamos continuar usando máscaras, fazendo a higienização das mãos e evitar aglomerações. Felizmente, outros indicadores, entre os quais número de óbitos e ocupação hospitalar, são positivos”, acrescentou Bádue.
Conforme o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na tarde dessa segunda-feira (28), Alagoas tem 86.393 casos confirmados do novo coronavírus. A Sesau também contabiliza 2.062 óbitos em território alagoano.
Da redação com agências