A Rio Motorpark comprou os direitos de transmissão da Fórmula 1 pelas próximas cinco temporadas, de acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”. A empresa, que planeja construir um novo autódromo no Rio de Janeiro, pretende agora sublicenciar para emissoras de TV aberta, por assinatura e streamings as transmissões da mais importante categoria do automobilismo mundial.
O interesse da Rio Motorpark surgiu após a TV Globo, emissora que exibe a Fórmula 1 ininterruptamente desde 1981, anunciar que não renovará o contrato de transmissão com o Liberty Media, proprietário da categoria, para o próximo ano. A categoria buscou outras emissoras, e o SBT teria iniciado conversas para contar com as provas no canal, assim como a Band e a TV Cultura.
Segundo a reportagem do “Estadão”, quem se interessou nos direitos para TV por assinatura foi o Grupo Disney, proprietário dos canais ESPN e Fox Sports. Porém, o Liberty Media optou por fechar o contrato com a Rio Motorpark por conta do modelo de negócio proposto pelo consórcio, e pelos valores oferecidos, mais altos em relação aos outros interessados.
A Rio Motorpark espera conseguir um faturamento de R$ 3 bilhões com o acordo de cinco anos, valor exatamente igual ao que o Grupo Globo conquistou no mesmo período. Agora, a empresa comandada por JR Pereira buscará o sublicenciamento dos direitos. Não há, ainda, emissoras definidas para este tipo de acordo.
No início do ano, após o Grupo Globo não renovar com a Dorna o contrato de transmissão do Mundial de Motovelocidade, a Rio Motorpark adquiriu os direitos e o repassou aos canais Fox Sports. Porém, a falta de pagamento obrigou o Grupo Disney a tratar diretamente com a promotora para que as transmissões não fossem interrompidas. Um novo acordo foi fechado com duração de cinco anos.
O post Rio Motorpark compra direitos de transmissão da F1, diz jornal apareceu primeiro em Racing Online.
Fonte: MSN