O problema é antigo, mas se agravou depois da pandemia de Covid-19; prioridade passou a ser o combate à doença viral
A saúde, que é uma das área fundamentais da gestão municipal, no momento, praticamente parou na região do Graciliano Ramos. A Unidade de Saúde Jorge Duarte Quintella Cavalcanti está sem médicos clínicos para atender a população do loteamento do Parque das Árvores. O problema é antigo, mas se agravou depois da pandemia de Covid-19, quando por decreto a Secretaria Municipal de Maceió, a prioridade do atendimento passou a ser os pacientes com sintomas da doença.
Sendo assim, os médicos foram retirados das unidades para ajudar na retaguarda, por telefone, atendendo pessoas e tirando dúvidas dos pacientes e até mesmo rastreando no pós-atendimento. O problema é que mesmo com a queda nos atendimentos exclusivos para Covid-19 os profissionais não retornaram à unidade.
O detalhe é que são os médicos clínicos que, durante a consulta, determinam se o paciente necessita ou não de atendimento especializado, por meio do encaminhamento. Como estão ausentes das unidades têm atrapalhado o fluxo natural para as consultas eletivas.
Na manhã desta terça-feira (15), os pacientes voltaram a cobrar por atendimentos no local, mas foram informados que as especialidades continuam sem a presença dos profissionais. De acordo com a direção, não havia previsão para o atendimento, o que acabou provocando revolta das pessoas.
A unidade é referência para o atendimento de Saúde da Família contando com 4 equipes com agentes, técnicos de enfermagem, enfermeira e médicos clínicos, realizando um atendimento entre 700 e 1.000 moradores dos dois bairros.
Outro lado
A direção do posto informou, por meio da Ascom do Secretaria Municipal de Saúde, que o atendimento está sendo suspenso aos poucos por conta de uma reforma na unidade. Entretanto, o atendimento dos agentes de saúde não sofreu nenhuma interrupção. Já o atendimento eletivo, enquanto durara a reforma do teto, será deslocado para a UDA e para o Posto do Village Campestre I.
Da Redação
Foto: Divulgação