Sem manutenção, praça do Osman Loureiro enfrenta abandono e depredação

Equipamento foi entregue há 8 anos e nunca foi reformado, diz liderança comunitária.

Revitalizada e entregue no ano de 2012, a Praça Central do Conjunto Osman Loureiro (Clima Bom), foi completamente esquecida pelos Órgãos Públicos. De acordo com os moradores, após a entrega, nunca houve manutenção. As quadras estão sucateadas, os brinquedos quebrados e o piso parcialmente destruído.

O abandono da área é visível. Os problemas podem ser notados de longe, o que mais entristece, segundo os moradores, é que esta é a única área de lazer da região. As pessoas frequentam para caminhar, praticar exercícios, fazer encontros e brincar nos parquinhos. Porém, alguns acidentes estão atingindo a população, devido à falta de estrutura.

A segurança é outro ponto nas reivindicações. Não existe uma equipe específica para segurança do local, que se tornou até ponto para uso de drogas.

‘A situação dessa praça é péssima. Não tem iluminação, o parquinho está todo quebrado, os matos estão enormes. A população fica prejudicada, por que é um local que a gente mora, mas não tem condições de usar. Essa semana, uma criança foi brincar no parquinho e se furou. As pessoas bebem e deixam vidros espalhados, além de usar drogas. Não tem ninguém pra fiscalizar e fazer a segurança’, desabafou a comerciante Valéria, moradora do conjunto há mais de 20 anos.

A moradora acredita que para melhorar a situação, precisa ser feita uma reforma geral, além de um projeto de Segurança Pública. ‘Precisa que seja feita uma reforma, uma limpeza de qualidade, e que a Guarda Municipal venha fiscalizar e fazer uma ronda na praça toda. Mesmo com a base da Polícia Militar aqui, não nos sentimos seguros’, completou.

‘Pra mim, o maior problema são as pistas de caminhadas, que estão todas esburacadas sem condições alguma de praticar os exercícios. Isso causa diversos transtornos, já presenciei pessoas tropeçarem e caírem devido os buracos, crianças se machucarem pela falta de manutenção dos brinquedos,
pessoas que estão fazendo caminhada levar bolada devido às redes das quadras estarem rasgadas e pessoas serem assaltadas por falta de segurança. É uma situação alarmante’, afirmou Eliane Ferreira, líder comunitária da região.

O único lugar de lazer da região, vem causando transtornos para a população. O morador Gilson, explica que o estado que a praça se encontra é lamentável. ‘A Praça é de muita utilidade para os moradores, mas se encontra em estado lamentável não atendendo a necessidade da comunidade’, disse.

Os moradores acreditam que a Praça precisa de melhorias em praticamente todas as áreas. ‘Recuperação de calçadas, pista de caminhada, recuperação de grades, recuperação e pintura dos equipamentos, recuperação das quadras de futsal e voleibol, do campo e seus alambrados, revitalização das luminárias de postes dentro e no entorno da Praça e substituição das lâmpadas por led, seria um bom começo’, acrescentou Gilson.

‘A questão do vandalismo é muito grande. As grades foram arrancadas ou entortadas. Pra gente conseguir usar, inicialmente precisaria de uma reforma geral na Praça, pois praticamente tudo aqui está quebrado’, exaltou Rivaldo, que mora no conjunto há mais de 30 anos.

Além de todos os problemas, outro ponto alarmante é a criminalidade na região. O uso de drogas no local é explícito e assusta os moradores. ‘Insatisfação dos moradores é gritante. O uso de drogas pela falta de iluminação e segurança eficiente e o sentimento de abandono do poder público com o Residencial Osman Loureiro é triste’ concluiu o morador.

Procurada pela redação, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informou que não há nenhuma denúncia dos moradores do entorno da Praça do Conjunto Osman Loureiro. No entanto, o órgão afirmou que já realizou um levantamento e elaborou um projeto para a revitalização da praça e que a execução das obras depende de dotação orçamentária.

Da Redação

Deixe uma resposta