Parentes de presos voltam a entregar alimentos a partir de hoje

Decisão foi tomada pelo TJ-AL; Visitas seguem proibidas

Com a repercussão dos diversos protestos que os familiares de presidiários realizaram, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) decidiu o retorno das visitas e entrega de alimentos no sistema prisional a partir de hoje (8). A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) já divulgou no último sábado (5), o novo calendário para de entrega de alimentos para os reeducandos do sistema.

De acordo com a Seris, o recebimento das feiras acontecerá entre esta terça-feira (8) e o sábado (12), das 8h às 12h. Gestores da Seris e chefes de unidades prisionais devem se reunir, nos próximos dias, para estabelecer cronograma de retorno das visitas parentais, considerando todas as prevenções necessárias para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Em nota, o Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas (Sindapen) informou que já contestou a ação judicial, bem como que foi intimado formalmente da decisão liminar. “Ressaltamos que, mesmo não tendo convocado qualquer greve ou paralisação, ainda que entenda a justa insatisfação e preocupação da categoria com a situação pela qual passa o sistema prisional alagoano, colocando em risco a saúde e segurança dos policiais penais, dos detentos e de seus familiares, de sua parte dará cumprimento à decisão judicial que venha a ser submetido”, declara.

O sindicato afirma que a entidade sindical não iniciou greve, seja branca ou movimento paredista. Segundo eles, o problema acarretado no sistema foi causado pelo baixo efetivo e pela pandemia, sendo o Governo do Estado o grande responsável pela situação.

De acordo com a Seris, os visitantes devem levar os alimentos pré-higienizados, conforme protocolo de prevenção à Covid-19, além de usar máscaras de proteção e manter o distanciamento mínimo, entre servidores e visitantes, quando da entrega nas unidades – cujas equipes também irão disponibilizar álcool 70%. 

Da redação com agências

Deixe uma resposta