Especialista afirma não poder prever novos tremores em Alagoas

Professor diz que os abalos são considerados pequenos já que a intensidade é inferior a 2

São Brás, cidade no Agreste de Alagoas, registrou somente nesta semana, dois tremores de terra. O novo tremor de terra foi de magnitude 2.1 e ocorreu na noite desta quinta-feira (3), mais precisamente às 23h30 do horário local. O primeiro abalo foi  na quarta-feira (02). Segundo especialista, não é possível prever novos tremores no estado.

Em entrevista ao site Cada Minuto, o professor Humberto Barbosa, do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), informou que os abalos de pequena intensidade são comuns na região, e que não há formas de prever novos tremores no estado.

De acordo com o Labsis, é possível que os tremores tenham sido sentidos em Sergipe, em Canhoba, Amparo do São Francisco, além de São Brás, em Alagoas. “Como se pode notar, a atividade continua, mas não é possível saber como vai evoluir. O maior evento nessa região ocorreu em 2006 tendo magnitude 3.6”, disse.

“Esta semana, as principais placas próximas da América do Sul têm registrado abalos significativos. Com isso, algumas falhas na região Nordeste têm tido intensidade variando de pequenos (1.0) e médios abalos (3,0). Hoje, uma das placas no Sudoeste da África registrou um tremor de 5,1”, explicou o coordenador.

Da redação com agências

Deixe uma resposta