OMS afirma não haver evidências sobre infecção de Covid-19 através de alimentos

Publicação esclarece que via de transmissão é através do contato pessoa a pessoa e por gotículas respiratórias.

O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse nessa quinta-feira (13) que o caso de possível contaminação por coronavírus em pacote de frango exportado do Brasil à China não deve ser motivo para assustar a população.

A líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, ressaltou que o procedimento é uma testagem rotineira e que o vírus é inativado com medidas de higiene, e reforçou que não evidências científicas sobre contaminação do coronavírus por meio da alimentação, mas que mesmo assim, se caso houvesse a possibilidade, o vírus seria morto ao ser cozinhado com o alimento.

Segundo a líder técnica, a China está testando embalagens, já que é de conhecimento geral que o vírus sobrevive em superfícies por um certo tempo, mas que ele é inativado se as mãos forem lavadas após o toque. 

Controle de rotina – A prefeitura de Shenzhen, cidade da China próxima de Hong Kong, anunciou nessa quinta-feira (13) que detectou o novo coronavírus em um controle de rotina de frango importado do Brasil, o maior produtor mundial.

Em maio, a OMS publicou um documento explicando que não há evidência científica que as pessoas possam se contaminar com a Covid-19 por meio de alimentos ou embalagens de alimentos, já que a contaminação não é oral.

“A Covid-19 é uma doença respiratória e a via de transmissão é através do contato pessoa a pessoa e pelo contato direto com gotículas respiratórias geradas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra”, esclarece um publicação da OMS.

Da redação com agências

Deixe uma resposta